quinta-feira, 29 de março de 2012

Astrônomos descobrem planetas habitáveis

Pode existir água líquida na superfície de planetas bastante parecidos com a Terra na Via Láctea
Planetas rochosos poderiam ser habitáveis, segundo ESO / Divulgação/Nasa Planetas rochosos poderiam ser habitáveis, segundo ESO Divulgação/Nasa
Da Redação noticias@band.com.br



Astrônomos do ESO (Observatório Europeu do Sul) divulgaram nesta quarta-feira que pode haver bilhões de planetas não muito maiores que a Terra circulando estrelas próximas de sua supernova na Via Láctea. Esses planetas poderiam ser habitáveis.

Equipamentos com a tecnologia Harps (High Accuracy Radial Velocity Planet Searcher) do Observatório de Silla, no Chile, identificaram a existência dos planetas.

"As nossas novas observações obtidas com o HARPS indicam que cerca de 40% de todas as estrelas anãs vermelhas possuem uma super-Terra que orbita na zona habitável, isto é, onde água líquida pode existir na superfície do planeta," diz Xavier Bonfils (IPAG, Observatoire des Sciences de l´Univers de Grenoble, França), o líder da equipe. "Como as anãs vermelhas são muito comuns - existem cerca de 160 bilhões de estrelas deste tipo na Via Láctea - chegamos ao resultado surpreendente de que existirão dezenas de bilhões destes planetas só na nossa galáxia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário