SAIU NO G1
CGU vê fraude em dez cidades que receberam verba após tragédias
Controladoria aponta superfaturamento e sobrepreço em obras públicas.
Dados são de auditorias em repasses da União entre 2008 e 2010.
A Controladoria Geral da União (CGU) constatou superfaturamento e sobrepreço em obras públicas realizadas em pelo menos dez cidades do Nordeste que, entre 2008 e 2010, receberam verbas da União para reconstrução após tragédias, segundo relatório do órgão obtido pelo G1.
As dez cidades nas quais foram verificadas fraudes na aplicação dos recursos são de cinco estados: Piauí (Castelo do Piauí, Prata do Piauí e São Miguel da Baixa Grande); Ceará (Coreaú, Groaíras e Massapê); Maranhão (Dom Pedro e Grajaú); Rio Grande do Norte (Assú); e Sergipe (Maruim).
Na maioria dos casos, a obras foram executadas pelos governos estaduais. Há casos, como o da Prefeitura de Assú (Ivan Júnior), em que a responsabilidade pela execução da obra é do município.
Os estados e prefeituras negam a prática de superfaturamento e sobrepreço - clique aqui para ver o que dizem os responsáveis pelas obras sobre as constatações da CGU. Veja na imagem ao lado as suspeitas da Controladoria a respeito dos repasses para os dez municípios. São cidades pequenas - a mais populosa tem 62 mil habitantes - e a maioria delas foi atingida por enchentes no primeiro semestre de 2008. Na ocasião, o governo federal liberou dinheiro para várias cidades e estados para obras de reconstrução e atendimento da população local. Neste ano, o Nordeste sofre novamente com as fortes chuvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário